segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"Soletrando: Uma farsa educacional".



Algumas semanas atrás tive o desprazer de assistir à final do concurso “Soletrando”, exibido pelo programa sabatino de Luciano Huck, que oferece bolsas de estudos em valores deveras tentadores para os alunos que -supostamente- mais estudaram e se esforçaram. Como professora de línguas, acompanho tal circo desde a primeira edição, com olhos críticos e muitos facepalms pelo caminho.

O ponto que torna o “Soletrando” notoriamente ineficaz em relação à educação das crianças que ali competem, e quiçá ridículo aos olhos de quem entende o mínimo de educação, é que o sistema de tal competição é baseado em dois fatores que não medem nem estudo e nem esforço: sorte e decoreba.

Explico-lhes o porquê.

Falha 1: Obstáculos forçados.

Soletrando nada mais é do que uma cópia fajuta das competições americanas de Spelling Bee. Essas duas competições formam um dos mais belos exemplos de tout de même. Num Spelling Bee temos crianças soletrando palavras escorregadias de sua língua nativa, assim como vimos por sábados e mais sábados as crianças soletrando palavras rebuscadas na panelinha do Huck. A diferença é que os obstáculos de uma criança cuja língua-mãe é o inglês são BEM maiores que o de uma criança que fala português-brasileiro.

Não somos abençoados por Deus e bonitos por natureza apenas em relação à nossa geografia e clima privilegiados, mas também por um sistema fonético bastante claro e coeso. Se eu te falo “nectópode” você pode até não saber o que significa, mas sabe pronunciar. Sabe até que eu vou pronunciar “nectópodi”, mas que se escreve com um “e” final, pois são raros os sotaques que admitem o “e” ao fim de uma palavra, como os curitibanos que falam “leitE quentE”, enquanto que o resto do país fala “leiti quenti”. Para o fonema /i/ nós temos duas possíveis soletrações: “e” ou o próprio “i”.

A criança que fala inglês… pobrezinha… ao ouvir o som “i”, tem inúmeras possibilidades de soletração. Ela tem o som /i/ equivalente às escrita de: “ee”, como na palavra see (pronúncia: /ci/); “eo”, como em people (pronúncia: /pípol/); “oe”, como em phoenix (pronúncia: /fíniks/); “ey”, como em key (pronúncia: /ki/), dentre inúmeras outras que eu não seria capaz de citar. E eu mencionei apenas UM som de vogal. Imaginem agora as outras vogais. E agora imaginem também as consoantes. E as consoantes dobradas, sem a menor regra clara além da morfológica.

E que obstáculos tem uma criança que fala o português? As velhas pegadinhas de “com-agá-ou-sem-agá”? O fonema /s/, que pode ser escrito com “ss”, “sc”, “s” ou “c”? Com hífen ou sem hífen? Jota ou gê?

Entediante, meu caro Hulk. Deve ser por isso que subestimam as crianças a desafios inaceitáveis, como soletrar kirsch, que é uma palavra alemã e desclassificou um dos finalistas. Pede pra ele soletrar “licor de cereja”, pra você ver se ele não faz isso assobiando e chupando cana ao mesmo tempo. Não teve sorte, como um garoto na final do ano passado que pegou uma palavra absurda em qualquer contexto imaginado: “desasado”. Apesar de soar estranha, após a definição de que “objeto ou ser que foi desprovido de suas asas”, foi bem fácil para o aluno deduzir o radical “asa” e o prefixo “des”. Moleza.

O fato é que, para qualquer pessoa letrada e que costuma ler, como é o caso daquelas crianças, a língua portuguesa não é um desafio escorregadio. Ninguém é perfeito e erros ocorrem, mas o português é um pântano muito menos caudaloso se comparado ao inglês. Já que estamos falando de inglês, concluo esse tópico abusando de anglicismos:

TUPINIQUIM COPYCAT = FAIL

Falha 2: Estudo retrógrado

Qual não foi a minha surpresa ao ver um dos finalistas estudando o dicionário para conquistar sua bolsa de 100 mil paus? Deixa eu repetir isso:

ESTUDAR A PORCARIA DO DICIONÁRIO.

Me dói o rim ver um aluno estudar dicionário. Com sua licença, preciso de outro caps-lock: NÃO SE ESTUDA UM DICIONÁRIO, ESTES SERVEM PARA SEREM CONSULTADOS. É pra isso que existem.

Isso não é uma crítica à memorização de palavras novas. Pelo contrário, eu exijo que meus alunos de inglês estudem e memorizem o vocabulário novo como, por exemplo, palavras relacionadas ao tema “dinheiro”, ou ferimentos que podem ocorrer na prática de esportes. Mas jamais estudar e memorizar palavras fora de um contexto e uma situação. Me pergunto se Huck e sua panelinha, incluindo os professores-jurados, já ouviram falar em embodied meaning.

Pelo amor de Deus, o que há com os diretores dessa escola, e com esses pais? Eles permitem que seus filhos e alunos PERCAM horas preciosas do seu dia decorando palavras que jamais usarão, como a palavra “abissínio”, que eliminou mais da metade dos alunos na semi-final. Sabe o que significa “abissínio”? Pessoa natural da antiga região da Abissínia, hoje conhecida como Etiópia. Ora, se Abissínia é o nome antigo, pra que eu quero que meu aluno me prove inteligência sabendo soletrar uma nação que nem existe mais? Não seria mais proveitoso para mim, como professora, que meus alunos soubessem discursar por cinco minutos sobre os pontos em comum entre Etiópia e Brasil, dois mundos tão distantes e tão próximos em alguns pontos? Interpretem seu discurso fazendo um paralelo com a música “O Haiti É Aqui”, de Caetano Veloso. Pronto, dei-lhes dez minutos de material muito mais interessante que aquelas crianças chorando porque não souberam soletrar uma palavra absurda que não existe em seu (e nem no meu) universo pessoal.

Falha 3: Um sistema em ruínas

Estamos na era moderna (pós-moderna?). Robôs programados para aceitar sem discutir acumulam-se nas camadas baixas da sociedade, robôs estes programados para decorar coisas tão inúteis quanto musiquinhas de campanha política, bordões de novela e que “xanto” é amarelo em grego. Em uma era em que é cada vez mais importante sintetizar e raciocinar, o sistema educacional brasileiro ainda preza por decorebas inúteis e regras que, na vida real, nunca funcionam. Onde estão os debates? As discussões? A disciplina? Dentro da escola só existem, mesmo, dentro do dicionário.

O que mais me deixa IRRITADA é que tal competição oferece prêmios parrudos aos melhores robôs, aos que memorizaram melhor, aos que fizeram bem a sua função de decorar sem jamais se perguntarem se isso realmente lhes acrescentava algo -além, claro, da possibilidade das pratinhas ao final da competição.

E não é isso mesmo que o sistema todo quer? Robôs bem-educados que não questionam, apenas pensam no que vão ganhar com várias repetições idiotas, vazias e inúteis. É por essas e outras que, apesar do salário baixo, estresses, nervosismos e decepções, não abandono as salas de aula. Pode me chamar de utópica mas todos os dias tento fazer a diferença. Antes utópica do que inerte perante a situação calamitosa que vejo.

Conclusão: E a solução?

Proponho, ao invés de soletrações chatas, sessões de debate. Os alunos aprenderiam a argumentar, raciocinar, persuadir e ponderar -tudo isso sem jamais agredir ou desrespeitar o adversário. Aprenderiam a questionar, refletir, expor ideias e aprender com o discurso do outro. Aprenderiam a reconhecer falácias, e a desmontá-las como argumentos infundados. Veriam o quanto são manipulados e influenciados pelos discursos que só soam como verdade porque são repetidos ad nauseam em seus intelectos talentosos, porém ainda em formação.

O problema é que aí não tem tem menino chorando e musiquinha de suspense. Daí, não tem circo. Se não tem circo, não tem audiência. Se não tem audiência, quem vai pagar a bolsa de cem mil paus pros guris? E, cá entre nós, o grosso da nossa população nem teria como acompanhar um debate com fins educacionais, se nem um debate político é assistido com afinco.

Ao menos o Soletrando reforça a ideia de que o estudo traz, sim, retorno palpável. Estudando chega-se em algum lugar. Mas eu digo estudar DE VERDADE porque, se apenas decora-se o dicionário, o mais longe que você chega é mesmo no fundo do poç… digo, do caldeirão.

Créditos:Aline Mayra,www.bolsademulher.com

Parabéns!!! Aline acho que nossas crianças precisam realmente adquirir conhecimentos que sirvam para a vida. [Não desmerecendo o uso do Dicionário, que cumpre muito bem seu papel na hora das consultas e tira dúvidas].

domingo, 30 de janeiro de 2011

"Assembléia da Rede Municipal".


Sinte realizará assembléia com toda a rede municipal de ensino de Natal no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 8h. O encontro será na ASSEM e terá como pauta a campanha Educacional e Salarial.



Créditos: SINTE RN

Divulgado o calendário de pagamento 2011 da rede municipal de Natal












MATRÍC. (01 a 03) MATRÍC. (04 a 06) MATRÍC. (07 a 0)


MÊS/DIA JANEIRO 27 28 31


MÊS/DIA FEVEREIRO 24 25 28



MÊS/DIA MARÇO 29 30 31


MÊS/DIA ABRIL 27 28 29



MÊS/DIA MAIO 27 30 31



MÊS/DIA JUNHO 28 29 30



MÊS/DIA JULHO 27 28 30


MÊS/DIA AGOSTO 29 30 31


MÊS/DIA SETEMBRO 28 29 30


MÊS/DIA OUTUBRO 27 28 31


MÊS/DIA NOVEMBRO 28 29 30


DEZEMBRO 27 28 29



13º SALÁRIO 20/12 20/12 20/12


Créditos:SINTE RN

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"A postura do professor" Como anda a sua?


Com o início do ano letivo em vias de fato de dar o ar da graça,é extremamente importante o professor fazer uma auto análise e se perceber realmente agente transformador na vida das crianças. "Pense nisso!!!"

Todo professor é avaliado a cada minuto por sua turma: tanto pode ser considerado um exemplo a seguir como ser taxado de incompreensível, volúvel, de comportamento estranho. Quando é visto como um modelo positivo, geralmente é porque age com coerência. "O discurso, quando colocado em prática, leva à confiança e à valorização da justiça, do respeito e da moral", explica Yves de La Taille, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Essa maneira de ser é posta à prova diariamente ao solucionar conflitos. É a hora em que os estudantes notam atentamente as reações do adulto. "A garotada aprende com a forma de seus professores lidarem com as contrariedades que aparecem na sala de aula e replica esses comportamentos", afirma Andréa Pólo, psicopedagoga e autora de materiais didáticos.

Créditos:Andréa Pólo - Psicopedagoga.

Sindicato se reúne com secretários de planejamento e educação;


Pagamentos atrasados, correção salarial, entre outros foram discutidos durante o encontro.

A direção do Sinte se reuniu na manhã desta terça-feira (25) com os secretários municipais Antônio Luna, de Planejamento, e Adriana Trindade, de Educação. Durante o encontro, foram discutidos o pagamento do 1/3 de férias no mês de janeiro; a correção dos salários; a instalação da Mesa de Negociação; o pagamento da Carga Suplementar de 2010 aos diretores e Coordenadores; o ressarcimento do valor do vale transporte aos educadores; o pagamento das duas últimas parcelas da Progressão por Nível e o repasse dos Recursos do Orçamento do município.

Em relação ao 1/3 de férias, os secretários garantiram o pagamento ainda em janeiro. Os 15 dias relativos ao recesso do meio do ano serão pagos em junho. O Sinte solicitou, mais uma vez, a correção dos salários da categoria baseada na lei municipal, cujo valor é de 15,29%. Os gestores mostraram sensibilidade com a situação, mas não deram nenhuma garantia sobre o cumprimento da correção. Para isso, uma nova reunião será realizada no dia 31 deste mês. A diretoria do Sindicato deixou claro que a correção dos salários é uma das condições colocadas pela categoria para o início do ano letivo.

O encontro tratou ainda da convocação dos concursados. Na ocasião, a secretaria de educação afirmou que há necessidade de 800 professores serem convocados. Antônio Luna disse que o município está trabalhando para diminuir os terceirizados. No dia 31 também será feita uma reavaliação da questão, considerando o fim das matrículas na rede.

No que diz respeito à instalação da Mesa de Negociação, que tratará da reposição de salarial da categoria foi definido que a secretaria de Educação dará encaminhamento à publicação da portaria nomeando a comissão. O ofício com os representantes do Sinte já foi encaminhado desde novembro de 2010 mais de uma vez.

Foi informado ao Sinte que o existe um documento suspendendo o pagamento da Carga Suplementar dos diretores e coordenadores. A direção do Sindicato disse que vai entrar na justiça para garantir o pagamento aos profissionais.

Sobre os vales transportes, o Sindicato solicitou o ressarcimento dos valores descontados nos contracheques dos educadores sem que estes tivessem recebido o benefício e o valor que eles gastaram para pagar o transporte durante esse período. Antônio Luna se comprometeu a creditar o valor que corresponde ao que foi descontado dos contracheques ainda em janeiro. A segunda parte do pagamento, realtiva aos gastos que os professores tiveram para pagar o transporte, será discutida em outra reunião. As duas últimas parcelas da Progressão por Nível deverá ser paga em fevereiro, de acordo com o secretário


Segundo Antônio Luna, o repasse dos recursos do Orçamento do Município será feito para as escolas que prestaram conta. Vale lembrar que os valores estão retidos desde janeiro de 2010 e totalizam R$1 milhão e oitenta mil. As demais escolas receberão o repasse a medida em que prestarem conta ao município.

créditos:http://www.sintern.org.br/

domingo, 23 de janeiro de 2011

" Troque um parlamentar por 344 professores". EU APOIO!!!


"No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes.
Na educação é o 85º e ninguém reclama..."



O salário de 344 professores que ensinam = ao de 1 parlamentar que nada tem a ensinar.


Essa é uma campanha que vale a pena!


Repasso com solidária revolta!

Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00

Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar? Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!


Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano...
São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha Argentina R$1,3 milhões.


Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior!


Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:

'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'.


Repassar esta mensagem é uma obrigação, é sinal de patriotismo, pois a vergonha que atualmente impera em nossa política está desmotivando o nosso povo e arruinando o nosso querido Brasil.
É o mínimo que nós, patriotas, podemos fazer.

"É MOLE OU QUER MAIS?!!!

"A vontade DE DEUS nunca irá levá-lo aonde a Graça de DEUS não irá protegê-lo"


O "EDUCAR COM AMOR" SOLIDARIZA-SE COM NOSSO COLEGA DE LUTA!!!

Créditos: Desconheço a autoria do texto, quem souber pode colocar aqui via comentários que darei os devidos créditos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Quem Ama, Educa"! Seja você o sujeito da transformação.



Imperdível Leitura

Baseia-se na Teoria da Integração relacional, criada pelo autor, que visa incluir na saúde mental a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a cidadania e a ética.

Dividido em 04 partes.


Parte 01

A modernidade obrigou a mulher a sair para o trabalho, mas nem assim os homens se tornaram melhores pais.

Deve-se equilibrar não sendo excessivamente cobrador ou protetor, criança precisa ser protegida e cobrada conforme suas necessidades e capacidades.

Existe o SIM e o NÃO. Pais frágeis e mães hiper solícitas geram os parafusos de geléia, que espanam ao menor apertão quando contrariados, não suportam o NÃO. Serão adultos sem senso de ética, gratidão, civilidade, recebendo mesada aos 30 anos, vendendo a casa e colocando pais em asilo = mostram o egoísmo animal.

O que gera o Parafuso de Geléia:

Avós Autoritários --> Pais Permissivos --> Parafusos de Geléia.

Auto-estima : fonte interior da felicidade; desenvolve-se durante toda vida à medida que a pessoa se sente segura, capaz de realizar seus desejos e tarefas.

Importante frisar para a criança que o amor incondicional dos pais não está em jogo, mesmo que reprovem certas atitudes, deve-se respeitá-la, que significa:

1 - Deixar expressar seus sentimentos de maneira socialmente aceitável.
Ex: a raiva não pode ser expressa agredindo-se alguém.

2- Aceitá-los como são, pois vieram realizar seus próprios sonhos e não os dos pais.

3- Não julgá-los pelas atitudes, aprendemos errando. Não chamar a criança de terrível ou egoísta.
Ex: condenar a atitude e a ação egoísta, mostrando que ela pode agir de modo diferente.

O respeito ensina que a criança é importante simplesmente por existir, não pelo que faz.

Só o AMOR não educa, mas deixar a criança assumir a responsabilidade pelo que faz.

Proibições quando algo é proibido, substitua por alguma coisa para ela fazer, a simples proibição é paralisante. Educação é usar a criatividade para o bem comum.

Estilos comportamentais de Agir: Vegetal, Animal e Humano.

Estilo Vegetal

O vegetal somente espera, sem agir.
Ex: mãe que deixa filhos engalfinharem, pai que acha que somente por ser o provedor do lar nada mais precisa fazer.

Estilo Animal

O estilo animal, em suma, usa a Lei do Mais Forte:
- sem racionalidade;
- repete os erros;
- não inova;
- guiado pela vontade, pelo impulso, egoístas;
- sem ética relacional ou normas sociais;
- Pais exploram, negligenciam ou violentam os filhos. Protegem contra repreensões merecidas, insistem na mesma bronca (eu, na sua idade...), a mãe que sempre arruma o quarto, o pai que protege a namorada.

- A adolescência paterna não serve de modelo >>> os padrões são outros.

Estilo Humano:

- busca a felicidade integrando disciplina, gratidão, religiosidade, ética e cidadania para perpetuar a espécie, preservar o meio ambiente, construir a civilização.
- A mãe integrada ajuda na arrumação do quarto, mas não o faz sem o filho, importa ensiná-lo a cuidar do ambiente em que vive e das suas coisas.
Felicidade >>> existe diversos níveis de felicidade, mas a que importa é a SOCIAL = fazer o bem, não importa a quem, e não fazer o mal a ninguém. Se os pais vivem esse nível, os filhos também viverão.

A arte de ser mãe e pai é desenvolver os filhos para que se tornem independentes e cidadãos do mundo.


Parte 02

Caminhos para uma nova educação

Estimula a participação do pai na criação dos filhos desde a gravidez (PAI GRÁVIDO), visto que historicamente somente a mulher cuidava dos filhos, até por questão de sobrevivência da espécie, hoje, sob novos padrões, a participação do homem pode e deve aumentar, sendo o pai solidário e colaborando na educação dos filhos de modo mais participativo (PAI INTEGRADO), nos afazeres domésticos, sendo tudo combinado em comum acordo.

No Capítulo 2 desta parte, o autor descreve cuidados com o filho no 1º ano, leitura obrigatória para quem tem criança nessa fase e impossível de apresentar satisfatoriamente em resumos.


Parte 03

Consta de um pequeno Manual de Mãe &Pai, para a educação dos filhos, subdivido em nove itens, como auto-estima, ética, cidadania, papos e comida, hora de estudar, relacionamento entre irmãos.

Parte 04

Contém 29 questões do público, coletada em palestras dos autores. O sumário sintetiza as perguntas destacando as áreas de interesse.

O autor define que os filhos são como navios. A maior segurança está no porto, mas eles foram construídos para navegar nos mares. Para lá os filhos levarão conhecimentos e trarão novidades.

Os pais não podem seguir os passos dos filhos e estes não podem repousar nas conquistas paternas e partem de onde os pais chegaram, para novas descobertas e aventuras.
Os filhos superam os pais!
Assim caminha a civilização.

A personalidade saudável é um bom alicerce para a capacitação profissional. A pessoa qualifica a profissão.
O velho ditado
Quem ama, cuida
deve dar lugar ao novo
Quem ama, educa!

Autor: Içami Tiba

FONTE: http://resumos.netsaber.com.br

Educação. "XII JENAT" Fique ligado.


Apresentação:

A Prefeitura Municipal da Cidade do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SME, promove anualmente, no Centro Municipal de Referência em Educação – CEMURE, a Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Educação de Natal – JENAT.

A JENAT tem se consolidado como importante espaço de formação dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Palestras, grupos de trabalho, mesas-redondas, apresentação de pesquisas e relatos de experiência criam um espaço de interlocução, vinculado a um conjunto de experiências do professor, que favorece um fazer realmente significativo.

No ano de 2011, a XII JENAT tem como temática “A LEITURA E A ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES" e se realizará em três momentos distintos:

1º momento: dias 04,07 e 08 de fevereiro no CEMURE.

2º momento: fevereiro a novembro nas Escolas e CMEIs.

3º momento: dias 08 e 09 de novembro no CEMURE.

No seu primeiro momento, a XII JENAT seguirá a seguinte programação:

DATA - HORÁRIO - PROGRAMAÇÃO - PÚBICO ALVO

04.02.2011 - 19h - Abertura Oficial - Educadores da Rede Municipal de Educação

07.02.2011 - 8h - Palestra - Educadores Infantis e Professores da Educação Infantil
14h - Palestra - Professores dos Anos Finais
18h - Palestra - Professores da EJA

08.02.2011 - 8h - Palestra - Professores dos Anos Iniciais
14h - Palestra - Professores dos Anos Iniciais

Créditos:http://www.natal.rn.gov.br

Semdes, Defesa Civil e Cruz Vermelha se mobilizam para ajudar vítimas de deslizamentos no RJ



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES, tendo em mente o sofrimento e a situação calamitosa pelas quais estão passando milhares de pessoas na região serrana do estado do Rio de Janeiro decidiu, juntamente com a Defesa Civil e o Ministério Público do Estado, realizar uma reunião com a Cruz Vermelha na manhã de hoje, dia 18, para coordenar a coleta de donativos para as vítimas dos deslizamentos.

A reunião definiu a estratégia usada para organizar a triagem d o material arrecadado, que será feita no Ginásio Humberto Neri, o Machadinho, por membros da Cruz Vermelha, da Guarda Municipal e do Plantão Social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas. O arrecadado em todos os postos de coleta da cidade será direcionado ao Machadinho.

“O Machadinho também será ele próprio um posto de coleta 24 horas, estando sempre uma pessoa responsável para receber doações”, afirmou Coronel Marcos, diretor da Defesa Civil. O secretário da Semdes, Carlos Paiva, incumbiu a Guarda Municipal de realizar a segurança do material coletado, para evitar roubos ou desvios.

Além do Machadinho, agora também recebem doações a sede da Defesa Civil, a sede da Guarda Municipal e a sede da Semtas.

Quanto à quais itens devem ser doados, o Coronel Fernando Alves, colaborador da Cruz Vermelha, responde: “Nós precisamos de alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, leite em pó, fraldas e itens de higiene pessoal e de limpeza. Qualquer ajuda é bem-vinda, e pedimos que todos colaborem”.

Vale ressaltar que caixas de papelão e embalagens para refeições, as “quentinhas”, também são importantes, e empresas do setor estão sendo contatadas para realizar doações.

“Se estivéssemos passando por situação parecida, nossos colegas do Rio [de Janeiro] não iriam nos deixar na mão. Nós não podemos falhar com essas pessoas agora, precisamos fazer o que for possível para ajudar”, disse Carlos Paiva, secretário da SEMDES.







A Cruz Vermelha está estudando junto à FAB a disponibilidade de aviões para o
transporte de todo o material arrecadado antes do final do mês.

Estavam presentes à reunião a Presidente da Cruz Vermelha no estado do Rio Grande do Norte, Francisca Montenegro, acompanhada pelo colaborador Coronel Fernando Alves, também da Cruz Vermelha , o diretor da Defesa Civil de Natal, Coronel Marcos Pinheiro, a coordenadora do Plantão Social da Semtas, Lucilla Lima, representantes do Ministério Público do Estado do RN, e o secretário da SEMDES, Carlos Paiva.

"POR FAVOR VAMOS SAIR DE NOSSA ZONA DE CONFORTO E AJUDAR NOSSOS IRMÃOS".

Os postos de doação da Cruz Vermelha/Defesa Civil agora são:

. Natal Shopping (estacionamento superior)
. Praia Shopping (caixa de coleta no corredor principal)
. Ministério Público do Estado (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97. Candelária)
. Promotoria de Justiça (Rua Floriano Peixoto, 550, Petrópolis)
. Corpo de Bombeiros (Avenida Alexandrino de Alencar, 959, esquina com a Prudente de Moraes)
. Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas (Av. Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado)
. Sede da Defesa Civil de Natal (Machadão)
.Sede da Guarda Municipal de Natal (Av. Rui Barbosa, 345. Lagoa Nova)
. Centro de Triagem de Doações – Cruz Vermelha/Defesa Civil (Machadinho) – 24 horas

Devem ser doados: alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, leite em pó, fraldas descartáveis e itens de higiene pessoal e de limpeza.

FAÇA PARTE DESTA AÇÃO!

Vamos ajudar nossos irmãos, que sofrem com as tragédias causadas pelas chuvas.

Créditos:http://www.natal.rn.gov.br

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Antes que elas cresçam"


Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.

Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.

Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?

Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.

Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros.

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.

Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, posteres e agendas coloridas de pilô. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.

Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.

No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.

O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.

Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.

Créditos:Affonso Romano de Sant'Anna.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sinte discute correção salarial com SME




Em audiência com a secretária da Educação Adriana Trindade, a direção do Sinte deixou claro que a condição para iniciar o ano letivo em Natal é o pagamento dos 15% reivindicados pela categoria para correção dos salários. A solicitação é que o valor seja pago ainda em janeiro.

O encontro foi realizado na última sexta-feira (14) e contou com a participação dos dirigentes Fátima Cardoso, Enoque Vieira, Marlene Moura e Vera Messias. A direção discutiu, ainda, o pagamento do 1/3 de férias dos educadores da rede municipal e demandas como o pagamento dos atrasados referentes à Promoção por Títulos, devidas desde maio de 2009.

Governo afirma que pagará 1/3 de férias em janeiro




A direção do Sinte visitou a Secretaria de Educação em busca de audiência com a titular da pasta, Betânia Leite Ramalho, nesta segunda-feira (17). Na ocasião, as dirigentes Fátima Cardoso, Vera Messias e Luzinete Leite foram informadas que a data da reunião não passará da próxima semana. A Chefe de Gabinete também informou que o pagamento do 1/3 de férias dos educadores está confirmado para o mês de janeiro.

Governo do Estado também anunciou o pagamento do mês de Janeiro

O Governo do Estado divulgou o calendário de pagamento do mês de janeiro. Segundo os dados, os salários serão pagos nos dias 28, para matrículas com finais de 1 a 5, e 31 deste mês, para matrículas que variam de 6 a 0.

Créditos:http://www.sintern.org.br

"Brincadeira das bexigas".


No primeiro dia de aula você pode optar por uma dinâmica útil, que além de divertir os alunos e fazê-los movimentarem-se um pouco também lhes transmita um ‘conceito moral’.
No caso a dinâmica que vou sugerir faz com que reflitam sobre a importância do trabalhos em equipe, que muitas vezes ficam comprometidos porque não representam a união de todos, e sim de um ou dois elementos que acabam carregando o trabalho todo nas costas.

Execução:

A brincadeira das bexigas pode ser usada no primeiro dia de aula para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em equipe.

Leve um toca cd ou outro aparelho que toque música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.

Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.

No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.

Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em equipe também é assim, quanto mais elementos ficarem de fora na hora da execução de um determinado trabalho, menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.

(Essa dinâmica eu fiz também com os pais, onde o foco foi destacar a importância da participação dos pais na educação dos filhos e foi o maior sucesso).

"Ignorado".


Essa dinâmica serve para introduzir o tema "respeito" e também para prevenir casos de bullying. Se você acha que tem ou pode ter casos assim em classe, escolha um dia no meio da aula e peça a um aluno falante e popular que vá buscar alguma coisa na secretaria ou um copo dágua para você.

Assim que ele sair, combine com os outros de que deverão ignorá-lo solenemente assim que voltar. Devem fazer de conta que ele não está ali, não responder a nada do que falar ou perguntar.

Conduza a aula por alguns minutos dessa maneira, até que ele sinta o que está acontecendo. Normalmente o aluno se fecha, emburrado ou pensativo. Nesse momento, revele a brincadeira.

Pergunte a ele como se sentiu, o que pensou. Faça tudo de forma alegre, rindo e brincando para não "pesar'. Depois que ele partilhar sua experiência com os demais, pergunte a ele se foi uma experiência boa sentir-se ignorado por alguns minutos. Depois indague como se sentiria se sua opinião sempre fosse ignorada, se sempre fosse dessa maneira.

Colocar-se no lugar do outro às vezes resolve.

domingo, 16 de janeiro de 2011

“A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pelo modo como seus animais são tratados”. (Gandhi)


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante"

Convoco a todas as pessoas que têm ética , moral e bom coração, para mobilizar seres humanos, para acabar de vez com a crueldade contra os ursos nas fazendas Chinesas, que são capturados em seu habitat, presos e torturados em gaiolas para retirada de sua bílis.

Quanto tempo mais, as pessoas de bem, não poderão dormir em paz, sabendo que milhares de ursos, nossos companheiros de jornada neste planeta, estão sofrendo tamanha atrocidade a cada minuto de suas vidas?

Lute também pelos animais de estimação que são torturados na Coréia.

Veja como voce pode ajudar, clicando no site www.apasfa.org


Atenção:


Cuide bem do seu bichinho, pois ele sente como você, dor, amor,fome ,frio ,tristeza, etc.

Coloque água e comida limpas para seu bichinho e um lugar seco para ele dormir.

Tenha consideração com um ser que não pode se defender.

Os animais são inocentes como as crianças, merecem respeito.

Créditos:http://keyte.sites.uol.com.br

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dança da cadeira cooperativa/solidária.


Esta dinâmica é semelhante à clássica dança das cadeiras, só que a cada vez que pára a música você diminui uma ou duas cadeiras e todos devem sentar, ninguém sai do grupo. Até ficar uma cadeira e todos sentarem nela, ou um no colo do outro. Enquanto a brincadeira tradicional é de exclusão, esta é de inclusão.



Créditos:http://terapiacomunitariapsicanalise.blogspot.com/

Bullying - "Respeito é bom e eu gosto"


Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Nas instituições escolares elas também se evidenciam e originam, muitas vezes, certos dissabores entre seus agentes. Acontece que nestas relações há sempre um mais forte - ou que pelo menos demonstra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido. Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. Algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso.

A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.

O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.

O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.

As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.

Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.

Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.

Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.

É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir física e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.

A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.

Site: http://www.soartigos.com/articles/497/1/Bullying----Violencia-Nas-Escolas/Invalid-Language-Variable1.html

Pérolas de "Rubem Alves".


"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metamorfose..."

"Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também."

“Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar”.

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar".

"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles".

"Educação e bons modos sempre!"


Ser bem-educada não se resume apenas a dar bom dia aos vizinhos, não falar palavrões ou saber usar os talheres de forma correta. A boa educação passa também pela discrição, pela solidariedade e compreensão no trabalho e com amigos. Veja aqui algumas dicas sobre como se portar em diversas situações, e ser sempre elogiada pela sua elegância e bons modos.


No trabalho:

* Por mais irresistível que seja, não fale mal dos colegas ou do serviço alheio. Mantenha os ouvidos abertos e a boca bem fechada. Repare como pegam mal as fofoquinhas que os outros fazem! Se você mantiver sua postura nesse sentido, dificilmente será alvo da história da vez.

* Seja o mais discreta possível a respeito da sua vida pessoal. Nada de sair comentando sobre os defeitos do seu marido, a crise financeira que se instalou na sua casa ou como sua sogra é rabugenta. Já ouviu aquele ditado, “quem fala o que quer ouve o que não quer?”. Então, fique na sua e não dê abertura para que os outros falem de você e/ou se metam em sua vida.

* Da mesma forma, deixe seus problemas pessoais em casa. Não há nada mais desagradável do que aquele colega de trabalho que vive chorando as pitangas e lamentando a vida.

* O telefone do trabalho é para ser usando a trabalho. Evite ao máximo ficar pendurada com o namorado, usá-lo para dar bronca nos filhos, chamar a atenção da empregada ou resolver problemas pessoais. Pega mal!

* O mesmo vale para o computador. Não abuse de sites pessoais, orkut, e-mails e bate-papo em hora de serviço.

* Não jogue “pepinos” para cima dos outros. Transferir suas dificuldades ou pedir ajuda em alguma tarefa para um colega pode sobrecarregá-lo e ainda fazer com que vejam você como uma mala sem alça.

* Por outro lado, seja solícita e tente facilitar o lado de todo mundo. Se tiver algum tempo sobrando, ajude, pegue os cafezinhos, atenda o telefone, ofereça-se para ir ao banco pagar contas na hora do almoço, já que vai lá pagar as suas também...Assim você ganha um “crédito” para quando precisar de algo.

Entre amigos:

* Quando convidar alguém para algum evento que você irá promover – um jantar, um churrasco, uma festa –, deixe seus amigos à vontade para aceitar o convite ou não. Por mais que deseje a presença daquela pessoa, nem pense em dizer coisas do tipo “se você não for, vou ficar muito triste com você”. Não há nada pior do que ser coagido a ir a algum lugar! O que seria um prazer, acaba se tornando uma chata obrigação.

* Evite pedir favores. Sua amiga pode aceitar fazer um favor a você por constrangimento em negar ou por ter sido pega de surpresa, o que é muito desagradável e ainda deixa péssima impressão sua. No máximo, deixe-a ciente da situação. Por exemplo, comente que tem um casamento mas ainda não tem uma bolsa para usar. E só. Se ela puder e estiver disposta, irá oferecer alguma emprestada.

* Por outro lado, seja solícita. Se souber que alguma conhecida sua passa por algum problema ou dificuldade, e você tem como dar uma mão, não hesite em oferecê-la. Não custa nada e você pode estar sendo muito útil, além de ser lembrada como uma pessoa nobre e solidária.

* Pediu algo emprestado? Devolva o mais breve possível. Não espere que a pessoa lhe cobre, ou você corre o risco de nunca mais poder contar com ela.

* Você já ouviu dizer que gentilezas são moedas falsas? Ou seja, não adianta guardá-las pois não têm poder de compra. Portanto, não economize: faça elogios, lembre-se de datas como aniversários, agrade, dê um telefonema para saber como andam as coisas. Pequenos gestos produzem grandes efeitos.


http://www2.uol.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"O velho e a flor".


Por céus e mares eu andei
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber o que é o amor
Ninguém sabia me dizer
E eu já queria até morrer
Quando um velhinho com uma flor assim falou:

O amor é o carinho
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando
Chega sangrando
Aberta em pétalas de amor

(Vinícius de Moraes).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“Curiosidades que você não sabe sobre sapos ...e que está na hora de aprender”!!!


Ancestralidade:

Há evidências da presença de sapos na Terra há mais de 200 milhões de anos, o que os transforma em contemporâneos dos dinossauros.

Sob Perigo:

A Mata Atlântica concentra cerca de 370 espécies de anfíbios, o que representa quase 65% dos tipos brasileiros. Destes, 90 são apenas vistos nesse bioma.

Superolhos:

Sua visão noturna é excelente e são muito sensíveis ao movimento. Os olhos esbugalhados permitem que vejam objetos na frente, nos lados e parcialmente atrás da cabeça, além de descerem até o limite com o céu da boca para empurrar a comida goela abaixo.

Sirene Natural:

Quando um habitat é afetado pela poluição ou por mudanças no clima, os sapos costumam ser as primeiras vítimas e servem como um alerta sobre determinado ecossistema.

Toxinas do Bem:

A pele do sapo possui toxinas que o defendem de predadores e que previnem o crescimento de fungos e bactérias. Algumas delas possuem propriedades médicas, como a epibatidina, encontrada no Epibpedobates tricolor, sapo que vive no Equador e no Peru. Essa substância é um analgésico 200 vezes mais forte do que a morfina.

Créditos:(Cristina Amorim, galileu@edglobo.com.br)

A História dos sapinhos ...



Era uma vez um grupo de sapinhos... … que organizaram uma competição.
O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...
A corrida começou ...
Sinceramente: Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Eles diziam coisas como: "Oh, é dificil DEMAIS!! Eles NUNCA vão chegar ao topo.Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!
Os sapinhos começaram a cair. Um por um... ... Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto...
A multidão continuava a gritar; É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!
Outros sapinhos se cansaram e desistiram... ...Mas UM continuou a subir, e a subir... Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo! Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo?
O resultado foi… Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas... … porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos. Aqueles que o Senhor colocou no seu coração!
Sempre lembre-se do poder das palavras. Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações! Portanto: Seja SEMPRE… POSITIVO!
E acima de tudo :
Seja SURDO quando as pessoas dizem que VOCÊ não pode realizar SEUS sonhos! Sempre pense: Eu POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!
Passe esta mensagem para outros “sapinhos” de quem você gosta. Dê a eles motivação!!!

Créditos:www.slideshare.net

NATAL - RN, "CIDADE DO SOL"


Foto: (Rio Potengi, Forte dos Reis Magos, Parque das Dunas e Ponta Negra ao fundo).

Quem vem a Natal por via aérea terá que pegar a BR-101 para entrar na cidade. Se vier por transporte terrestre, oriundo da parte sul do estado, já estará nessa estrada e só fará prosseguir. Em ambos os casos, encontrará uma via rodoviária com canteiros bem cuidados que dividem as duas pistas. É difícil entrada de cidade ser bonita, mas essa é.

Aproximando-se do núcleo urbano principal, será recebido pelas estátuas dos reis magos e pela estrela de Belém, que se projeta sobre o asfalto. Do lado direito, uma placa saúda: bem-vindo à noiva do sol. É chamada de cidade do sol por ter cerca de 300 dias de sol no ano.

A primeira visão que encanta são as dunas. Dunas existem em outros pontos desse imenso Brasil, mas aqui elas estão dentro da cidade, incluindo o Parque das Dunas, com 1.171 de mata atlântica, o segundo maior parque urbano do Brasil, atrás da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Pronto, você estará respirando o ar mais puro e renovado das Américas, segundo a NASA.

Em frente, você chegará ao centro da cidade e, à direita, pegando a Av. Roberto Freire, terá acesso à Praia de Ponta Negra, principal pólo hoteleiro e de lazer, onde se localiza o Morro do Careca, principal cartão postal do lugar.

No almoço, coma paçoca de pilão com arroz de leite. De sobremesa, queijo coalho ou de manteiga assado com mel de engenho. Para isso, a melhor pedida é o Restaurante Mangai, bom e barato. Para quem não resiste a um bom camarão, há o Camarões Potiguares, mais sofisticado e de comida deliciosa. Aliás, potiguar significa comedor de camarão.

À noite, vá agitar na rua do Hostel Lua Cheia (em forma de castelo), cheia de bares e restaurantes.

No corredor cultural, situado no centro da cidade, visite a casa em que morou Câmara Cascudo, o grande folclorista brasileiro. Descendo, há o bairro da Ribeira, onde a cidade começou, e a Rua Chile, junto ao porto, com bares e um pátio em que acontecem eventos.

Ali perto, veja o pôr-do-sol no Rio Potengi, o rio grande que dá nome ao estado. Um bom local para isso é a Pedra do Rosário, na parte alta da cidade.

Vá à Ladeira do Sol e tenha uma visão privilegiada do mar; à direira, a Praia de Areia Preta e, à esquerda, o Forte dos Reis Magos e, do outro lado do rio, o início do litoral norte.

Atravesse a Ponte Newton Navarro, recém construída, e chegue, rapidamente, ao litoral norte. Pare um pouco e veja Natal, o rio e o Forte dos Reis Magos, que você acabou de deixar para trás. Há dunas e lagoas para todos os gostos em Genipabu, Pitangui, Jacumã. Continuando, você chegará à Praia de Maracajaú, com os seus arrecifes, que são chamados pelos moradores locais de parrachos (cerca de 80 km de Natal).

Para ir ao litoral sul, pegue a Rota do Sol, passe pelo maior cajueiro do mundo e chegue à Praia de Barra de Tabatinga. O melhor é se a maré estiver baixa, quando são formadas piscinas naturais. Bem perto, há a Lagoa de Arituba. Das dunas, você poderá apreciar, de um lado, o mar e, do outro, a lagoa.

Para ir para Pipa, é necessário pegar o acesso para a BR-101. Pipa é a pedida para quem gosta de agitação.

Despeça-se com saudade do Rio Grande do Norte, terra da primeira feminista brasileira, Nísia Floresta, da primeira eleitora, Celina Guimarães Viana, e da primeira deputada do Brasil, Carlota Pereira de Queirós.

Créditos:www.overmundo.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Iniciativa que merece aplauso.


O banco Itaú está doando 8 milhões de livros infantis, basta fazer seu cadastro no link http://www.lerfazcrescer.com.br

É um kit com quatro livros infantis,que será enviado para a sua casa em até 20 dias úteis. Trata-se de uma ação do Itaú criança para incentivar a leitura que teve início em 11 de outubro. Verifiquem mais informações no site e não deixem de fazer o cadastro no link "peça seu kit".

Mestrado.



PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

A Sociedade Brasileira de Matemática está lançando um programa de Pós-Graduação stricto sensu,

credenciado pela CAPES no nível de Mestrado Profissional, para aprimoramento da formação profissional

de professores da educação básica.

Trata-se de um programa semipresencial, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com bolsas

CAPES para professores em exercício na rede pública.

As inscrições para o Exame Nacional de Admissão serão realizadas no site www.profmat-sbm.org.br

entre 01 e 31 de janeiro de 2011. O Exame será realizado no dia 19 de fevereiro de 2011,

nas instalações das Instituições de Ensino Superior associadas ao programa.

Para maiores informações, acesse www.profmat-sbm.org.br

domingo, 2 de janeiro de 2011

"Você largaria tudo por amor!?


Sinopse:

No filme Educação (um dos cotados ao Oscar desse ano), Jenny é uma estudante de 16 anos que está se preparando para ingressar na universidade de Oxford quando conhece Danny. Ele, claro, é bonito, inteligente, divertido e tem tudo o que a gente busca no “grande amor das nossas vidas”. O encontro coloca Jenny diante de uma dúvida: largar tudo e ir viver sua história de amor ou permanecer firme nos seus projetos de vida?

Não, eu não vou contar o final.

E você, largaria os projetos em nome do amor?

Créditos:capricho.abril.com.br

"Fátima Bezerra será relatora do PNE na Comissão de Educação".


O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), designou nesta terça-feira (21) a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) como relatora do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10).
De autoria do Executivo, o PNE estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. Cada uma delas é acompanhada de estratégias para que se atinjam os objetivos delimitados. Pelo menos 20% das metas tratam diretamente da valorização e formação dos profissionais do magistério.
Fátima Bezerra que também foi relatora do Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica) afirmou que dedicará atenção integral ao plano para que sua apreciação seja concluída ainda no primeiro semestre de 2011 na comissão. "Estou muito honrada com esta relatoria. O PNE é um debate estratégico para os destinos do País e para o futuro da educação brasileira. Faremos um debate amplo e plural, envolvendo todos os membros da comissão, estados, municípios, trabalhadores em educação, movimentos sociais e os alunos", afirmou.
Para acelerar a análise do PNE na Comissão, Fátima adiantou que serão criadas sub-relatorias. Cada uma delas, explicou a petista, será responsável por um segmento da educação. "Assim que forem retomados os trabalhos da próxima legislatura, vamos apresentar o plano de trabalho. Serão criados sub-relatorias para tratar do ensino superior, educação básica, financiamento, gestão, educação de Jovens e adultos e para a questão da formação e valorização do magistério. Vamos trabalhar para concluir a aprovação desta proposta nas duas Casas (Câmara e Senado) até o final de 2011, afirmou.
Debates - Fátima elogiou o plano e lembrou que o texto contém contribuições da Conferência Nacional de Educação, realizada em abril deste ano. Apesar disso, a relatora informou que pretende promover novas audiências públicas no âmbito da comissão e também nos estados para colher mais contribuições para o PNE.
"Vamos fazer debates regionais em todo o País para ouvirmos todos os agentes envolvidos neste processo. O PNE já chegou à Câmara com um grande respaldo popular, uma vez que a proposta foi amplamente debatida na Conferência de Educação. No entanto, devido à sua importância, vamos refazer este ciclo para aprimorarmos ainda mais a proposta", destacou.
Plano - Pelo projeto, os investimentos públicos aplicados em educação no País deverão alcançar pelo menos 7% do Produto Interno Bruto (PIB.) até 2020. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2007, União, estados, DF e municípios aplicaram na área educacional 5,1% do PIB. Para os professores, o PNE prevê uma série de melhorias: incentivo à formação superior na área de atuação, ampliação do rendimento médio e garantia de planos de carreira em todos os sistemas de ensino.
O projeto do Executivo ratifica emenda à Constituição aprovada em 2009 (EC 59/09) que prevê a universalização da pré-escola para crianças de quatro e cinco anos de idade. O PNE estabelece também que pelo menos 50% das crianças de até três anos de idade devem ter acesso à educação infantil até 2020.
De acordo com a proposta, em uma década, 33% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos devem estar matriculados no ensino superior. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2009, apenas 14,4% da população nessa faixa etária cursavam essa etapa do ensino.

Créditos: www.sintern.org.br

"A gestão escolar como prática de liderança"


A gestão escolar vem para democratizar as decisões e atitudes que são tomadas dentro do ambiente escolar, onde o diretor passa a ser o gestor escolar e todos os funcionários participam das decisões que se referem à rotina escolar.

A gestão escolar para ser democrática deve englobar todos os segmentos, como pais, alunos, professores, coordenação e administrativos, de forma que através dos conselhos escolares, associação de pais e mestres, grêmios estudantis, possam ajudar na elaboração do projeto político pedagógico e de como serão gastos os recursos financeiros destinados a manutenção da escola, podendo desta forma cada integrante da comunidade escolar exercer a sua cidadania.

créditos: NTE - Profuncionário.

Gestores Escolares tomam posse no dia 03 de janeiro.





Depois do processo de escolha dos novos gestores da rede municipal de ensino no dia 07 de dezembro, os 134 eleitos (diretor e vice) participam da solenidade de posse para o triênio 2011-2013, marcada para acontecer no dia 03 de janeiro de 2011 no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), às 17 horas.

De acordo com a chefe do Departamento de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Jeane Lopes da Silva, das 71 unidades existentes, apenas 67 realizaram o pleito para escolha dos novos gestores. Em quatro escolas não foi realizado o processo. Dos eleitos 65 retornam ao cargo e 69 irão ocupar a função pela primeira vez. Estes números são relativos às funções de diretor e vice, respectivamente. Em 22 unidades, os dois cargos serão ocupados por gestores de primeiro mandato. Em 45 unidades, segundo informações da Comissão Eleitoral Central os gestores foram reeleitos.

O pleito que transcorreu de forma tranquila em todas as unidades registrou em 50 escolas a existência de chapa única. Em 15 escolas os cargos foram disputados por duas chapas. Na Escola Municipal Maria Alexandrina a disputa ocorreu com três chapas, saindo vencedores os professores Roberto Oliveira Souza (diretor) e Paulo Cezário Matos Borges (vice). Já na Escola Municipal Arnaldo Monteiro, que registrou três chapas disputando o cargo, venceu as eleições os professores Caterine César de Araújo (diretora) e Francisca Marinho Viana Santos (vice).

Outra situação que demonstra a democracia e a alternância das atribuições na gestão da rede municipal foi à troca de funções registrada em duas unidades. Na Escola Municipal Emilia Ramos, a atual diretora Marta dos Santos Freire vai assumir no próximo triênio, a função de vice. Já a atual vice-diretora Regina Maria Silva Dantas, será empossada diretora. Também na Escola Municipal Mário Lira, o mesmo caso foi registrado. A atual Java Bezerra Lopes Bezerra de Oliveira assume em 2011 a vice-direção, e a atual vice Adelma Soares Araújo Emílio, assume o cargo de diretora

créditos:SME - 29/12/2010 .

Desejamos a todos...


Que a Paz que há em Cristo, reine dentro de você, não adianta a paz no mundo se ela não existir dentro de você mesmo...
Que as feridas passadas sejam totalmente cicatrizadas, principalmente, aquelas que estão expostas a tantos anos, e que muitas vezes você relembra...
Que Deus continue a te dar saúde, e que você se lembre que só estamos de pé, por que Deus quer, é o desejo do coração Dele...
Que seu dia a dia seja iluminado. É bem certo que haverá dias nublados, e até algumas tempestades, mas lembre-se: o Sol sempre está lá...
Que haja ânimo, bom humor, e alegrias. É tão bom poder ver, ouvir e sentir os sorrisos que saem da sua boca. Pegue-se um dia olhando no espelho, e sorria para você, verá que sorri pra si mesmo lhe deixará com a alma mais leve porém, a sensação é maravilhosa quando você faz isso para outros, pois as pessoas se transformam em espelhos...
Que suas lembranças do ano que se passou, sejam somente das coisas boas, sim, aquelas que Deus lhe proporcionou, aquelas situações ruins, já estão no passado. Afinal, o segundo anterior já está no passado...
Que Jesus esteja no seu lar. Seja no seu lar físico, sua família, sua casa espiritual, mas antes de qualquer lugar, que Ele esteja enraizado em seu coração, pois é aí, que Deus está a olhar...
Que sua família seja próspera. Sobretudo que a prosperidade seja em união, sabedoria para a convivência que nem sempre é fácil...
Que nunca falte o pão sobre a sua mesa, e que sua mesa seja farta. Eu tenho um pão maravilhoso para te apresentar, JESUS, Ele é o pão da vida, tendo Ele, você nunca mais sentirá fome...
Que cânticos saiam de sua boca. Sim, os cânticos em louvor a Deus! Ele cuidou de nós até aqui, nada mais justo que alegrar o coração Dele...
Que o agradecer venha em primeiro lugar, depois o pedir. Só de pensar que respiro, já é motivo para agradecer, louvado seja o Senhor!...
Que a caridade venha na frente do amor. Pois para muitos o amor sentimental é mais importante, mas eu te digo, a caridade é mais que importante, ela é fundamental, e une muitas pessoas, diferente do amor homem e mulher...
Que memorize os fatos mais importantes, os mais ricos, os mais profundos, os mais belos, e que os outros sejam literalmente deletados...
Que chore. Lembrando que nem todas as lágrimas são de sofrimento, mas muitas delas são de coisas extraordinárias que acontece, e que as vezes retemos elas nos olhos. Quer um conselho? Quando algo te emocionar, libere as lágrimas. Para Deus elas são lindas, e é uma forma de agradecimento...
Que seja feliz! Feliz de verdade!!! Quando Deus nos fez, Ele se alegrou em poder te colocar aqui neste mundo, pois sabia exatamente quem você se tornaria. E Ele te amou antes de teus pais. Prova disso, é o amor que Jesus, Seu Filho, derramou na cruz. Deus ama tanto você e eu, que deu seu Filho Único para morrer a nossa morte, desta forma, logo quando Ele voltar, estaremos com Ele nos ares, celebrando não um novo ano, mas uma nova vida, a Vida Eterna. Lá a festa será para todo sempre...


Grande Beijo...Deus abençoe sua vida agora e para sempre.

FELIZ 2011!!!

www.scrapsgospel.com