terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Ignorado".


Essa dinâmica serve para introduzir o tema "respeito" e também para prevenir casos de bullying. Se você acha que tem ou pode ter casos assim em classe, escolha um dia no meio da aula e peça a um aluno falante e popular que vá buscar alguma coisa na secretaria ou um copo dágua para você.

Assim que ele sair, combine com os outros de que deverão ignorá-lo solenemente assim que voltar. Devem fazer de conta que ele não está ali, não responder a nada do que falar ou perguntar.

Conduza a aula por alguns minutos dessa maneira, até que ele sinta o que está acontecendo. Normalmente o aluno se fecha, emburrado ou pensativo. Nesse momento, revele a brincadeira.

Pergunte a ele como se sentiu, o que pensou. Faça tudo de forma alegre, rindo e brincando para não "pesar'. Depois que ele partilhar sua experiência com os demais, pergunte a ele se foi uma experiência boa sentir-se ignorado por alguns minutos. Depois indague como se sentiria se sua opinião sempre fosse ignorada, se sempre fosse dessa maneira.

Colocar-se no lugar do outro às vezes resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário